Bolsa 03/08822-8 - Terapia genética, Transplante de medula óssea - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão do sistema retroviral pCLpG medido em recipientes de transplante de medula óssea

Processo: 03/08822-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Bryan Eric Strauss
Beneficiário:Paula Fratini
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/12156-5 - Estratégias de regulação transcricional em produção e expressão de retrovírus, AP.JP
Assunto(s):Terapia genética   Transplante de medula óssea   Modelos animais   Elementos reguladores de transcrição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle De Transcricao | Modelo Animal | P53 | Retrovirus | Terapia Genica | Transplante De Medula Ossea

Resumo

O retro vírus é uma ferramenta de transferência gênica largamente utilizada em ensaios de laboratório e em protocolos clínicos. Vários protocolos de sistemas retrovirais vêm sendo desenvolvidos para protocolos de aplicação ex vivo e in vivo. Desenvolvemos um novo vírus, chamado pCLPG, com expressão viral sob comando do p53, um supressor de tumor e um ativador indutível de transcrição, já verificado em cultura de células. Pretendemos caracterizar e validar a expressão do sistema pCLPG in vivo, utilizando um modelo animal de transdução de células da medula óssea (CMO) do camundongo C57BL/6 seguido por transplantação em animais recipientes previamente irradiados para abolir o sistema hematopoiético. Com o transplante, o sistema hematopoiético será reconstituído com o CMO transduzido. A expressão do eGFP será detectada por citometria de fluxo em células do CMO, sangue, timo e baço recuperado dos recipientes. Pretendemos recolher DNA genômico destas células para avaliação da inserção do provírus, medindo o número de cópias inseridas e identificando o sítio de integração. Se for bem sucedido, esperamos observar que o sistema pCLPG expressará o gene repórter mesmo depois da diferenciação das células tronco transduzidas, com integração de 1 até 3 provírus por célula, não sofrendo metilação, e não provocando proliferação clonal. Esperamos observar que o vírus parental e não modificado, pCLeGFP, não será expressado nos recipientes devido à metilação do LTR. A validação do sistema pCLPG em modelos animais, exaustivamente estudada e bem sucedida suporta a indicação de que estes vírus poderão ser desenvolvidos para aplicação em futuros protocolos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRATINI, Paula. Expressão do vetor retroviral pCLPG medido em receptores de transplante de medula óssea.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.