Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos em Helieae (Gentianaceae): revisão e filogenia dos gêneros endêmicos do Brasil

Processo: 03/10918-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:José Rubens Pirani
Beneficiário:Maria Fernanda Aguiar Calió
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biogeografia   Filogenia

Resumo

Helieae é a tribo menos conhecida da família Gentianaceae e provavelmente contém, entre os gêneros, uma diversidade bem maior do que a conhecida. Os gêneros Helia, Prepusa e Senaea não receberam nenhum tratamento taxonômico desde sua descrição e, embora o gênero Calolisianthus tenha sido alvo de revisão, não houve publicação desses resultados. Este trabalho tem por objetivos: efetuar revisões taxonômicas desses 4 gêneros; estudar as relações filogenéticas entre as espécies de cada gênero e entre esses gêneros e os demais da tribo; e documentar e estudar a distribuição geográfica das espécies. Além disso, com o trabalho, visa-se contribuir com o projeto "Filogenia e Biogeografia da tribo neotropical Helieae" (Laboratory of Plant Systematics, Rutgers University, NJ) e com a linha de pesquisa de Biogeografia Cladística de Formações de Altitude do Laboratório de Sistemática do IBUSP. A análise filogenética será efetuada a partir de dados morfológicos e macromoleculares obtidos de material coletado e de material de acervo de herbários, utilizando-se para isto o programa PAUP. O trabalho concluído constará de um tratamento taxonômico dos gêneros Calolisianthus, Helia, Prepusa e Senaea, com chavesr descrições, ilustrações e dados de distribuição e ecologia, e os resultados da análise filogenética. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALIO, MARIA FERNANDA; LEPIS, KATHERINE B.; PIRANI, JOSE RUBENS; STRUWE, LENA. Phylogeny of Helieae (Gentianaceae): Resolving taxonomic chaos in a Neotropical Glade. Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 106, p. 192-208, JAN 2017. Citações Web of Science: 0.
STRUWE, LENA; ALBERT, VICTOR A.; CALIO, M. FERNANDA; FRASIER, CYNTHIA; LEPIS, KATHERINE B.; MATHEWS, KATHERINE G.; GRANT, JASON R. Evolutionary patterns in neotropical Helieae (Gentianaceae): evidence from morphology, chloroplast and nuclear DNA sequences. Taxon, v. 58, n. 2, p. 479-499, MAY 2009. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALIÓ, Maria Fernanda Aguiar. Sistemática de Helieae Gilg (Gentianaceae). 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.