Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel das citocinas pró-fibróticas na lesão renal do Diabetes mellitus em ratos espontaneamente hipertensos

Processo: 03/07588-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 18 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Jose Butori Lopes de Faria
Beneficiário:Roberto Bleuel Amazonas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A presença de hipertensão arterial em indivíduos com diabetes mellitus (DM) aumenta enormemente o risco de morte prematura e de complicações como a nefropatia diabética (ND). A compreensão dos mecanismos envolvidos na interação entre hipertensão arterial (HA) e DM no aumento do risco e progressão da ND poderão resultar em medidas mais eficazes para a prevenção e tratamento da doença renal diabética. Recentemente sugerimos que um aumento precoce de uma proteína pró-fibrótica, a fibronectina, em rins de ratos geneticamente hipertensos (SHR) e com DM induzido por estreptozotocina (STZ) poderia ser um dos mecanismos de interação entre hipertensão arterial e DM envolvido na ND. No presente projeto propomos avançar aquele conceito anterior investigando: 1- Se o aumento de fibronectina reanl observado nos ratos SHR diabéticos pode ser evitado com a prevenção do desenvolvimento de HÁ; 2- se existe diferença na resposta entre as classes de drogas anti-hipertensivas; 3- explorar a hipótese de que o aumento da FN é mediado pelo TGF beta1 (transforming growth factor beta1) e/ou CTGF (connective tissue growth factor); 4- testar a participação de proteínas inibidoras do ciclo celular (p21 e p27) no aumento da expressão de proteínas pró-fibróticas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMAZONAS, Roberto Bleuel. Alterações renais precoces em um modelo experimental que combina hipertensão arterial genetica e diabetes mellitus : efeitos do tratamento anti-hipertensivo. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.