Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade genética do gene F do vírus respiratório sincicial humano (HRSV) circulantes na Cidade de São Paulo durante os anos de 2003-2005

Processo: 03/08124-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Edison Luiz Durigon
Beneficiário:Patricia Alves Ramos Bosso
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diversidade genética   Sequenciamento   Epidemiologia

Resumo

O Vírus Respiratório Sincicial Humano (HRSV) pertence ao gênero Pneumovirus família Paramixoviridade sendo uma das maiores causas de doença respiratória aguda em recém nascidos e crianças abaixo de dois anos de idade. Estudos epidemiológicos dos dois subgrupos sugerem que eles circulem concomitantemente a mudança do subgrupo dominante tem sido descrita após diversas epidemias do mesmo subgrupo. Estes subgrupos tem distintas seqüências de nucleotídeos sendo que a proteína F de fusão, a qual é responsável pela fusão viral da membrana celular tem apresentado uma variabilidade genética quando comparado a outras proteínas de fusão de vírus relacionados, a co-circulação de diversas linhagens por períodos longos em adição a acumulação linear de mudanças genéticas oferecem um modelo de evolução do RSV análogo ao do vírus influenza B. Esta análise será de grande importância para montar um perfil genotípico e evolutivo das linhagens circulantes na região de São Paulo, promovendo, assim, uma melhor caracterização da proteína F. Este estudo analisará a variabilidade genética de isolados do subgrupo A e B de RSV durante os anos 2003 a 2005 na população urbana de São Paulo, Brasil. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOSSO, Patricia Alves Ramos. Ausência de escapes mutantes para o medicamento palivizumab® do Vírus Respiratório Sincicial Humano (hRSV) circulante, na cidade de São Paulo durante o ano de 2004.. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.