Busca avançada
Ano de início
Entree

Ampliacao de escala de um floco decantador de manta de lodo no tratamento de agua de abastecimento.

Processo: 03/10682-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Tsunao Matsumoto
Beneficiário:Tarso Luís Cavazzana
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Filtração descendente   Projeto

Resumo

A presente pesquisa visa investigar o aumento de escala de um Sistema de Tratamento de Água com base no desempenho em termos de utilização de insumos e eficiência de remoção da turbidez. Posto isto, a proposta de investigação permitirá aprofundar um pouco mais os conhecimentos sobre o Sistema Floculador de Manta de Lodo Associado à Decantador de Alta Taxa. A motivação maior para proposição da presente proposta deveu-se aos bons resultados apresentados referentes ao aumento de produção de água filtrada com baixo incremento na dosagem de coagulante em ensaios no modulo experimental existente. Desta forma, o aumento de escala do sistema de tratamento, permitirá conhecer alguns fatores interferentes que surgirão em decorrência das modificações propostas. No entanto, ainda persistem algumas dificuldades quanto à formação da manta com água bruta com baixa turbidez, porém, o Sistema depende em parte da formação da manta para melhorar o seu funcionamento. Talvez as modificações possibilitem uma melhor no funcionamento e venha permitir maior aplicabilidade do Floco Decantador de Mantas de Lodo em escala real de operação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVAZZANA, Tarso Luís. Ampliação de escala de um floco decantador de manta de lodo no tratamento de água de abastecimento. 2006. 122 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.