Busca avançada
Ano de início
Entree

Aproveitamento de cinzas da queima de residuos agroindustriais na producao de compositos fibrosos paa a construcao rural.

Processo: 03/10123-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil
Pesquisador responsável:Holmer Savastano Junior
Beneficiário:Celso Yoji Kawabata
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Reciclagem   Cinzas   Sustentabilidade   Materiais compósitos   Resíduos agroindustriais   Fibras vegetais

Resumo

Nos últimos anos, a possibilidade da utilização de resíduos agroindustriais como material pozolânico em substituição ao cimento, vem sendo bastante estudada, pois além de vantagens no campo ambiental, dando finalidade a um subproduto geralmente disponível em grande quantidade e sem finalidade definida; e econômica, substituindo parte do cimento por material de menor custo, também apresenta resultados vantajosos no campo técnico devido à melhoria das características dos concretos fabricados com tais resíduos. Este trabalho tem como objetivo principal a utilização das cinzas provenientes da queima de resíduos agroindustriais (cama de frango, casca de arroz e bagaço de cana-de-açúcar) na fabricação de fibrocimento sem amianto, para produção de componentes construtivos de interesse à construção rural. Espera-se como principal resultado a possibilidade da utilização das cinzas desses resíduos agroindustriais como substitutos parciais do cimento, através dos desempenhos dos testes físicos e mecânicos aplicados nos produtos finais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAWABATA, CELSO YOJI; SAVASTANO JUNIOR, HOLMER; SOUSA-COUTINHO, JOANA. RICE HUSK DERIVED WASTE MATERIALS AS PARTIAL CEMENT REPLACEMENT IN LIGHTWEIGHT CONCRETE. Ciência e Agrotecnologia, v. 36, n. 5, p. 567-577, SEP-OCT 2012. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.