Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo genético familiar de crianças e adolescentes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Processo: 03/07451-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Beneficiário:Maria Conceição do Rosário
Instituição-sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12205-7 - Patogênese e tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, AP.TEM
Assunto(s):Transtorno obsessivo-compulsivo

Resumo

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um transtorno crônico, que afeta cerca de 2. 5% da população mundial. A importância de fatores genéticos na manifestação do TOC tem sido descrita desde a década de 30 através de estudos familiares, dos estudos com gêmeos e através de análises de segregação. No entanto, apesar dos avanços nessa área, os dados das pesquisas só nos permitem concluir que o modo de herança é complexo, que a transmissão na maioria das famílias não segue um padrão mendeliano simples e que efeitos de fontes variadas parecem exercer um papel na susceptibilidade para a doença. Sendo assim, tem sido enfatizada a importância da identificação de subgrupos de pacientes mais homogêneos do ponto de vista genético. Acredita-se que apenas através da correta identificação de traços clínicos de vulnerabilidade genética será possível elucidar os papéis dos fatores genéticos e ambientais na etiologia do TOC e a interação entre eles. Este projeto tem como objetivo principal a identificação de características fenotípicas que possam contribuir para o estabelecimento desses subgrupos. Para isso, pretendemos determinar quais características clínicas e fenomenológicas ocorrem com maior frequência nas famílias de 106 crianças e adolescentes com TOC, comparados às famílias de 40 probandos controles. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEE, JENNIFER C.; PRADO, HELENA S.; DINIZ, JULIANA B.; BORCATO, SONIA; DA SILVA, CRISTINA BELOTTO; HOUNIE, ANA G.; MIGUEL, EURIPEDES C.; LECKMAN, JAMES F.; DO ROSARIO, MARIA C. Perfectionism and sensory phenomena: phenotypic components of obsessive-compulsive disorder. COMPREHENSIVE PSYCHIATRY, v. 50, n. 5, p. 431-436, 2009. Citações Web of Science: 28.
MIGUEL‚ EC; LECKMAN‚ JF; RAUCH‚ S.; DO ROSARIO-CAMPOS‚ MC; HOUNIE‚ AG; MERCADANTE‚ MT; CHACON‚ P.; PAULS‚ DL. Obsessive-compulsive disorder phenotypes: implications for genetic studies. MOLECULAR PSYCHIATRY, v. 10, n. 3, p. 258-275, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.