Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos sobre parametros eletroquimicos, composicionais e estruturais de oxidos anodicos da liga ti-zr equiatomica obtidos em diferentes eletrolitos.

Processo: 03/11241-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Romeu Cardozo Rocha Filho
Beneficiário:Elivelton Alves Ferreira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia de impedância eletroquímica

Resumo

Serão realizados estudos de crescimento anódico de óxidos sobre a liga Ti-Zr equiatômica, sob condições de perturbação galvanostática ou potenciodinâmica, em diferentes eletrólitos a 25 ºC. A caracterização eletroquímica e a análise das variações de composição e estrutura desses filmes de óxido serão feitas em função do método de obtenção do óxido, de sua espessura e do eletrólito empregado. Óxidos mais espessos serão obtidos galvanostaticamente, para avaliar eventual incorporação de espécies do eletrólito no processo de crescimento e ruptura dos óxidos. Parâmetros eletroquímicos tais como potenciais de circuito aberto e de ruptura dos óxidos, potenciais de corrosão e taxas de anodização serão obtidos através das técnicas eletrocfuímicas convencionais; já a caracterização de alguns, parâmetros elétricos, como resistência e capacitância do sistema metal/óxido/solução, será realizada através da espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS). A composição e a estrutura dos óxidos serão analisadas por espectroscopia fotoeletrônica de raios X (XPS) e difratometria de raios X (XRD), respectivamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)