Busca avançada
Ano de início
Entree

Filmes moleculares orientados de complexos de európio

Processo: 03/11423-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Miguel Jafelicci Junior
Beneficiário:Renata Danielle Adati
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Filmes   Complexos   Terras raras   Luminescência

Resumo

A nanociência é importante do ponto de vista fundamental devido as aplicações potenciais em sistemas organizados nos domínios da Ótica, da Microeletrônica e da Bioquímica. A técnica Langmuir-Blodgett (LB) para obtenção de filmes finos destaca-se por apresentar vantagens como: controle da espessura do filme, elevada estabilidade química e estrutural, além de servir como matriz para a incorporação de substâncias em aplicações eletro-ópticas. A incorporação de íons (Eu3+) em interfaces líquidas de filmes de LB, deve-se a formação de compostos inorgânicos e complexos com ligantes orgânicos capazes de emitir luz na região do visível quando excitados no ultravioleta. Com base na técnica de LB serão estudados complexos com o íon európio e o ligante diaquatris(tenoiltrifluoroacetonato), para a formação de [Eu(tta)3(H2O)2]; moléculas com grupos fosfinóxidos serão sintetizadas por reagentes de Grignard e servirão como parâmetro de comparação de intensidade de emissão do íon em diferentes situações. A utilização de ácido araquídico propicia melhor orientação das monocamadas, por apresentar caráter polar acentuado. Parâmetros envolvidos na obtenção desses sistemas ainda necessitam ser estudados tais como a interação existente entre as monocamadas, escolha da subfase ideal para intensificação de luminescência de íons emissores e condições ideais para se trabalhar em diferentes meios, seja ele aquoso ou alcoólico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ADATI, Renata Danielle. Complexos de európio e filmes moleculares orientados. 2006. 210 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.