Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da viabilidae de uma bomba de fluxo piezoelétrica utilizando simulação computacional

Processo: 03/10140-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Emílio Carlos Nelli Silva
Beneficiário:Paulo Henrique Nakasone
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):04/07948-0 - Bomba de fluxo piezelétrica com princípio inédito de funcionamento, AP.PAPI
Assunto(s):Atuadores piezelétricos

Resumo

As bombas de fluxo, além das aplicações clássicas em engenharia, são instrumentos importantes em áreas como a biologia, farmácia e medicina. Um novo princípio para o bombeamento de fluidos está sendo proposto dentro do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica: a utilização de um atuador piezelétrico bilaminar inserido num fluido para geração de vazão. O objetivo deste mestrado é estudar a viabilidade desta bomba piezelétrica utilizando modelagem por Método de Elementos Finitos através do software ANSYS. Através da simulação computacional pretende-se estudar o comportamento do sistema proposto a fim de se obter curvas de resposta para diferentes parâmetros, como geometria do problema e freqüência de excitação. A formulação analítica para este problema seria demasiadamente complexa, inviabilizando a sua solução ou implicando na adoção de hipóteses e restrições que comprometeriam os resultados obtidos. Além da modelagem por elementos finitos, um estudo sobre a sensibilidade do sistema será feito e após este estudo será feita a otimização desta bomba para determinação dos parâmetros que otimizem sua vazão e sua pressão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAKASONE, Paulo Henrique. Estudo de viabilidade de uma bomba de fluxo piezelétrica utilizando simulação computacional.. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

DISPOSITIVO DE BOMBEAMENTO DE FLUIDOS PI0405146-7 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP) . Aron Jose Pazin de Andrade; Emílio Carlos Nelli Silva; Rogério Felipe Pires; Paulo Henrique Nakasone - 26 de novembro de 2004