Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia populacional de gracilinanus microtarsus (marsupialia, didelphidae): inferencia estatistica e modelagem matematica.

Processo: 03/10639-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Sérgio Furtado dos Reis
Beneficiário:Eduardo Guimaraes Martins
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta   Dinâmica de populações   Cerrado

Resumo

A história natural da espécie Gracilinanus microtarsus foi investigada ao longo de dois anos em um fragmento de cerradão do estado de São Paulo revelando a dieta, o tamanho da área de vida, bem como a razão sexual, a atividade reprodutiva, a estrutura etária e dinâmica populacional da espécie. Fundamentado nas informações obtidas sobre a espécie neste período, este projeto tem por objetivo estudar a ecologia populacional do marsupial G. microtarsus através da estimativa de alguns parâmetros populacionais e modelagem de alguns aspectos de sua ecologia. A dieta da espécie será estudada avaliando o efeito de diversas variáveis na utilização de recursos alimentares através de modelos lineares generalizados e através da perspectiva da teoria de nicho. A intensidade de uso do interior das áreas de vida será estudada através da estimativa da distribuição de utilização dos indivíduos, que dá a probabilidade de se encontrar o animal em um ponto particular da área de estudo. Por fim, serão utilizados alguns parâmetros populacionais já estimados como abundância, taxas de sobrevivência, recrutamento e maturação na construção de modelos populacionais. Estas estimativas serão utilizadas na construção de modelos de projeção de crescimento populacional através de matrizes de projeção de Leslie e na modelagem da dinâmica populacional com sistemas de equações diferenciais para estudar propriedades de equilíbrio e estabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Eduardo Guimaraes. Ecologia populacional e alimentar de Gracilinanus microtarsus (Marsupialia: Didelphidae). 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.