Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma analise discursiva da expressao de emocoes nas interacoes em sala de aula.

Processo: 03/11520-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:João Wanderley Geraldi
Beneficiário:Marinalva Vieira Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Subjetividade   Interação   Emoções   Linguagem   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emocao | Ensino | Interacao | Linguagem | Subjetividade

Resumo

Este trabalho tem como proposta refletir sobre as formas de expressão das emoções e seu funcionamento discursivo nas interações em sala de aula. Isto é, pretende-se discutir um dos inúmeros fatores que faz com que não exista neutralidade dos sujeitos envolvidos no processo internacional. Assumindo uma concepção de linguagem como atividade constitutiva dos sujeitos, (Franchi 1977; Bakhtin/Volochinov 1995; Geraldi 1991) tomo o processo de construção de sentido como produto da expressão lingüística e das determinações sócio-históricas dos interlocutores e rio acontecimento enunciativo. Assim, ao perguntar pelo funcionamento da expressão de emoções nas interações em sala de aula, assumo que a interação, entendida como dialógica (o que não exclui confrontos), além de não ser neutra é marcada por atos de entonações valorativos1 que incluem o campo das emoções. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Marinalva Vieira. A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.