Busca avançada
Ano de início
Entree

Vitelogênese do mosquito Culex quinquefasciatus

Processo: 03/13359-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Alcira Tania Bijovsky de Katzin
Beneficiário:André Franco Cardoso
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vetores de doenças   Mosquitos   Culex quinquefasciatus   Vitelogeninas   Vitelogênese   Corpo gorduroso   Oócitos

Resumo

Os mosquitos Culicidae são vetores de diversas doenças que acometem o homem e animais domésticos. A síntese de vitelogenina destes animais é um processo que necessita de ingestão de sangue para se completar. A vitelogenina é uma fosfolipoproteína glicosilada oligomérica, sintetizada nas células do corpo gorduroso que é transportada para os ovócitos pela hemolinfa. Nos ovócitos, a vitelogenina é armazenada em grânulos de vitelina, junto a algumas proteases que participarão da sua degradação durante a embriogênese. Todo o processo de vitelogênese de mosquitos é referido ao descrito em Aedes aegypti, o modelo mais bem estudado. Não existe na literatura descrição do processo em espécies do gênero Culex. Culex quinquefasciatus apresenta várias diferenças em relação à Ae. aegypti, como mostraram nossos estudos de caracterização morfofuncional do processo digestivo e da glândula salivar deste inseto. Com o objetivo de darmos continuidade ao estudo da fisiologia de Cx. quinquefasciatus, propomos estudar o processo de vitelogênese desta espécie, abordando a caracterização morfológica dos órgãos envolvidos: corpo gorduroso e ovários, o processo de síntese, distribuição e armazenamento da vitelogenina, assim como das enzimas envolvidas na hidrólise da vitelina durante a embriogênese. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, André Franco. Vitelogênese do mosquito Culex quinquefasciatus. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.