Busca avançada
Ano de início
Entree

Focos pre-neoplasicos e proliferacao celular no modelo de carcinogenese bucal induzida pela 4nqo (4-nitroquinolina 1-oxido) em ratos wistar.

Processo: 03/10030-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Mariangela Esther Alencar Marques
Beneficiário:Renata Nunes da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos Wistar   Antígeno nuclear de célula em proliferação   Carcinogênese bucal

Resumo

O câncer bucal é uma neoplasia maligna etiologicamente caracterizada por eventos multifatoriais, cujas principais causas são o tabagismo e o etilismo. Este trabalho visa estudar a expressão de focos de gst-p+ (glutationa-s-transferase placentaria) e PCNA (antígeno nuclear de proliferação celular) em modelo de carcinogênese bucal quimicamente induzida pela 4nqo (4-nitroquinolina 1-óxido). Desta forma, utilizaremos 90 ratos wistar machos divididos em 3 grupos de 30 animais cada: grupo I - grupo controle que receberá água e ração sem restrição; grupo II - que receberá 10 ppm de 4nqo em água de beber e ração sem restrição; grupo III - que receberá 50 ppm de 4nqo em água de beber e ração sem restrição, em três momentos de sacrifício: 4, 12 e 20 semanas. A partir disto, avaliaremos as alterações morfológicas e histopatológicas em fígado e na mucosa bucal; análise imunohistoquímica para o gst-p e PCNA na mucosa bucal de acordo com a progressão da carcinogênese nos grupos controle e experimentais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Renata Nunes da. Focos pré-neoplásicos e proliferação celular no modelo de carcinogênese bucal induzida pela 4NQO(4Nitroquinolina 1-Óxido) em ratos Wostar. 51 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.