Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmo duas fases em otimização global

Processo: 03/11695-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Marcia Aparecida Gomes Ruggiero
Beneficiário:Gabriel Haeser
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Otimização global

Resumo

Nas aplicações de técnicas em otimização, como por exemplo, na área de Engenharia Química, a solução de interesse é o ótimo global dos problemas que representam o modelo real. A dificuldade central da busca pelo ótimo global resulta do fato que os algoritmos usuais em otimização dependem fortemente do ponto inicial e a seqüência de aproximações converge a um ponto estacionário, ótimo local, que pode ou não ser o ótimo global. A proposta nesta pesquisa é elaborar um algoritmo de otimização global do tipo duas-fases, isto é, que envolve uma etapa onde são acionadas heurísticas e a etapa local onde será acionado o otimizador local. As heurísticas têm por objetivo: identificar regiões de busca que contenham boas aproximações iniciais para o otimizador local; evitar que um mesmo ótimo local seja obtido repetidas vezes pelo otimizador local: identificar sub- e super- soluções incorporando estas informações no processo de resolução e gerar seqüências que não caiam em armadilhas de ótimos locais, buscando com mais intensidade as direções que conduzem ao ótimo global. Na fase local será empregado o software Box-Quacan. Os algoritmos propostos serão aplicados à resolução de um conjunto de problemas da Engenharia Química e a expectativa é a de obter bons métodos, oferecendo alternativas competitivas para a resolução de modelos que requerem o ótimo global. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HAESER, Gabriel. Algoritmo duas fases em otimização global. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.