Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura, distribuição e histoquímica de coléteres de Alibertia sessilis (Vell.) K. Schum. (Rubiaceae)

Processo: 03/11747-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Silvia Rodrigues Machado
Beneficiário:Daniela Pacheco Barreiro
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/12469-3 - Estudos morfológicos, anatômicos, histoquímicos e ultra-estruturais em plantas do Cerrado (Senso lato) do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Anatomia vegetal   Estruturas secretoras em plantas   Rubiaceae   Alibertia sessilis   Histoquímica vegetal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alibertia Sessilis | Anatomia | Cerrado | Coletere | Rubiaceae | Ultra Estrutura

Resumo

Coléteres, estruturas secretoras que produzem uma substância viscosa constituída freqüentemente, por uma mistura de terpenos e mucilagens, ocorrem em numerosas famílias de Angiospermas, sendo uma característica de Rubiaceae. Nesta família, os coléteres são encontrados principalmente na superfície adaxial ou margem das estipulas, sendo que o número e o tamanho dessas estruturas podem variar com a distribuição geográfica da espécie. A função principal dos coléteres relaciona-se com a proteção do meristema e de órgãos em desenvolvimento contra dessecação, herbívoros e patógenos. O presente trabalho tem por objetivo investigar a distribuição, morfologia, histoquímica e ultra-estrutura de coléteres em ápices de ramos reprodutivos e vegetativos de Alibertia sessilis (Vell.) K. Schum., uma espécie de Rubiaceae de cerrados, em diferentes fenofases. Para acompanhamento das épocas de brotamento e queda foliar e florescimento, serão selecionados cinco exemplares de A. sessilis; em cada exemplar, serão marcados cinco ramos para avaliação visual da presença de secreção em seus ápices, ao longo de um ano de observação. Paralelamente, amostras de ápices reprodutivos e vegetativos serão coletadas e processadas convencionalmente para estudos anatômicos, histoquímicos e ultra-estruturais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, SILVIA RODRIGUES; BARREIRO, DANIELA PACHECO; ROCHA, JOECILDO FRANCISCO; RODRIGUES, TATIANE MARIA. Dendroid colleters on vegetative and reproductive apices in Alibertia sessilis (Rubiaceae) differ in ultrastructure and secretion. FLORA, v. 207, n. 12, p. 868-877, . (03/11747-8, 02/09369-2, 08/55434-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARREIRO, Daniela Pacheco. Coléteres dendróides em Alibertia sessilis (Vell.) K.Schum.(Rubiaceae). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.