Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de software e análise de comportamento de reatores tubulares para polimerização de eteno em solução

Processo: 03/11686-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Juliana Cristina Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14384-3 - Integração de processos químicos contínuos em tempo real, AP.TEM

Resumo

O sucesso da implementação de técnicas de controle e otimização depende muito da disponibilidade de simuladores dinâmicos válidos para os processos químicos industriais, muitos deles complexas como, por exemplo, os sistemas de polimerização. Uma boa estratégia de operação, controle, otimização e desenvolvimento de produtos só pode ser realizada depois que o processo em si está bem entendido. Portanto, é importante ter bons simuladores (robustos e precisos), capazes de, no mínimo, predizer os maiores efeitos das variáveis do processo. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um software e modelo matemático determinístico detalhado, usando a abordagem de micromistura, considerando as variações axiais e radiais para o processo de polimerização de eteno em solução em um reator tubular. O procedimento numérico de solução será baseado no método das linhas com a discretização das variáveis espaciais pelos métodos de colocação ortogonal e volumes finitos e integração no tempo através de integradores para sistemas rígidos. Será desenvolvido um software para a simulação do comportamento de reator tubular para polimerização do eteno em solução. Dados e informações do processo industrial estão disponíveis pela Politeno Indústria e Comércio S. A., quer servirão para o desenvolvimento e validação do modelo proposto. Nesta etapa pode ser necessário o ajuste de parâmetros do modelo que será realizado com softwares já existentes, desenvolvidos no Laboratório (LOPCA). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Juliana Cristina Do. Desenvolvimento de software e analise de reatores de polimerização de eteno em solução. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.