Busca avançada
Ano de início
Entree

O problema da apreensao dos principios no livro ii dos segundos analiticos de aristoteles.

Processo: 03/11685-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Lucas Angioni
Beneficiário:Carlos Alexandre Terra
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dialética   Poética   Metafísica   Epistemologia

Resumo

O projeto pretende estudar a solução apontada por Aristóteles no livro II dos Segundos Analíticos para o problema da apreensão dos princípios da ciência. Atentaremos para as relações entre o conceito de indução (epagoge) e inteligência (nous) presentes no capítulo 19, e que parecem confirmar que a aquisição dos princípios se dá por meio de um processo de observação empírica. Examinaremos o método proposto nos capítulos intermediários, sobretudo no capítulo 13, para a correta formulação de definições, o que parece atribuir a dialética a tarefa de descobrir os princípios. Aristóteles parece assim indicar dois métodos - a observação empírica coroada pela inteligência e, de outro lado, a dialética - para a apreensão dos princípios. As relações recíprocas entre estes dois métodos no texto do livro II dos Segundos Analíticos não são muito claras. Pretendemos estudar possíveis soluções para o problema da concorrência entre eles. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TERRA, Carlos Alexandre. O problema da apreensão dos principios no Livro II dos Segundos Analiticos de Aristoteles. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.