Busca avançada
Ano de início
Entree

Doses crescentes de nitrogenio em cobertura em duas epocas do desenvolvimento vegetativo do feijoeiro, cultivado em plantio direto sobre palhada de tres especies de gramineas.

Processo: 03/11880-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marco Eustaquio de Sa
Beneficiário:Francisco Guilhien Gomes Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Feijão   Vigor   Qualidade fisiológica de sementes

Resumo

Neste projeto pretende-se estudar a produção de sementes do feijoeiro em sistema plantio direto em função de plantas de cobertura, doses de nitrogênio e duas épocas de aplicação de nitrogênio no período de outono-inverno, sendo que será avaliada também a qualidade fisiológica das sementes obtidas. As plantas de cobertura para a implantação do sistema plantio direto serão as gramíneas: milho, milheto e capim-marmelada que serão implantadas na primavera - verão de 2004. Após o desenvolvimento das culturas e colheita do milho a área será manejada dentro dos princípios preconizados para plantio direto e então será implantada a cultura do feijoeiro no outono-inverno de 2005. Serão utilizadas duas épocas de aplicação de nitrogênio em cobertura considerando duas fases distintas de desenvolvimento vegetativo do feijoeiro. A partir de então serão avaliadas características do desenvolvimento do feijoeiro, produção e componentes da produtividade além de qualidade fisiológica das sementes e composição química das mesmas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO GUILHIEN GOMES JUNIOR; MARCO EUSTÁQUIO DE SÁ. Proteína e qualidade de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.) em função da adubação nitrogenada em plantio direto. Revista Brasileira de Sementes, v. 32, n. 1, p. 34-44, . (03/11880-0)
GOMES JUNIOR‚ F.G.; SÁ‚ M.E.; VALÉRIO FILHO‚ W.V.. Nitrogênio no feijoeiro em sistema de plantio direto sobre gramíneas-DOI: 10.4025/actasciagron. v30i3. 3549. Acta Scientiarum. Agronomy, v. 30, n. 3, p. 387-395, . (03/11880-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.