Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da participacao do no (oxido nitrico) na secrecao temporal de vasopressina em choque septico experimental induzido por ligacao e perfuracao cecal.

Processo: 03/08480-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Maria José Alves da Rocha
Beneficiário:Pollyanna Barbosa Farias Correa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/11766-0 - Controle neuroquímico da temperatura corporal, AP.TEM
Assunto(s):Choque séptico   Pressão sanguínea   CLP   Óxido nítrico   Vasopressinas   Proteína Fos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Choque Septico | Clp | Oxido Nitrico | Pressao Arterial | Proteina Fos | Vasopressina

Resumo

O choque séptico caracteriza-se por uma resposta inflamatória sistêmica à infecção acompanhada de hipotensão praticamente irreversível levando à falência múltipla dos órgãos. Durante esse quadro, há ativação dos sistemas de defesa humoral e celular que promove uma vasta liberação de mediadores químicos ocasionando a formação de espécies reativas de oxigênio como o óxido nítrico que parece ser super produzido no choque séptico levando a uma vasodilatação generalizada com conseqüente hipotensão refratária a vasoconstritores tradicionais. A resposta neuroendócrina à hipotensão do choque séptico constitui inicialmente um aumento de vasopressina para manutenção da pressão arterial seguido da diminuição plasmática desse hormônio. Sabe-se que no choque séptico induzido por LPS há intensa expressão de c-Fos nos neurônios vasopressinérgicos dos núcleos hipotalâmicos para ventricular e supra-óptico nas primeiras horas após a indução. Contudo, ainda não há estudos relatando essa expressão no modelo de indução de choque séptico experimental por ligação e perfuração intestinal cecal, o CLP, que parece ser o que mais se assemelha ao quadro séptico em humanos. Não há também estudos correlacionando esta expressão com a participação do óxido nítrico. O Objetivo é analisar as diferenças regionais na expressão de Fos nos núcleos supra-óptico e paraventricular 2, 6 12 e 24 horas apôs a indução de sepse por CLP (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)