Busca avançada
Ano de início
Entree

Sondando os graus de liberdade de spin e orbital em perovskitas duplas através de interações dos raios-X com a matéria

Processo: 03/12067-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Eduardo Granado Monteiro da Silva
Beneficiário:Carla Azimonte Bottan
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Difração por raios X   Dicroísmo circular   Magneto-resistência   Metais de transição   Spintrônica

Resumo

Este projeto tem como objetivo estudar propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas de óxidos de metais de transição através medidas de absorção e espalhamento de raios-X, tais como absorção (incluindo XANES e dicroísmo circular magnético) e difração de Raios-X. O trabalho será enfocado, em um primeiro momento, em perovskitas duplas ordenadas, cuja fórmula é dada por A2B'B"06 (onde A é um alcalino terroso ou um terra rara), e os sítios dos metais de transição são ocupados alternadamente por diferentes cátions B1 e B". Compostos pertencentes a esta família e com B'=Fe, B"= Mo ou Re têm atraído grande interesse científico e tecnológico devido à magnetorresistência gigante observada à temperatura ambiente associada a um comportamento meio-metálico na maior parte dos compostos. Essa propriedade torna o sistema um forte candidato a aplicações no campo da Eletrônica de Spins, ou Spintrônica. Uma exceção é o composto Ca2FeReO6, que apresenta comportamento semicondutor, o que ainda não foi compreendido. Estudaremos as propriedades eletrônicas, magnéticas e estruturais desse sistema através de técnicas envolvendo o uso de radiação síncrotron. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZIMONTE‚ C.; GRANADO‚ E.; TERASHITA‚ H.; PARK‚ S.; CHEONG‚ SW. Polar atomic displacements in multiferroics observed via anomalous x-ray diffraction. Physical Review B, v. 81, n. 1, p. 012103, 2010.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOTTAN, Carla Azimonte. Sondando o acoplamento magnetoelástico e magnetoelétrico em novos materiais magnetoresistentes e multiferróicos através de interações dos raios-x com a matéria. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.