Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de heteroestruturas semicondutoras utilizadas na fabricacao de fotodetectores operando na faixa de micrometros.

Processo: 03/12109-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Gennady Gusev
Beneficiário:Ivan Ramos Pagnossin
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pontos quânticos   Fotoluminescência   Fotodetectores

Resumo

Este projeto de pesquisa envolve o estudo das propriedades elétricas e eletrônicas de heteroestruturas semicondutoras comendo pontos quânticos (QDs, quantum dots), crescidas pela técnica de epitaxia por feixe molecular (MBE), utilizando medidas elétricas e de fotoluminescência. Pretendemos analisar estruturas com arquiteturas que servem de base para a fabricação de fotodetectores operando na faixa de décimos de micrometros. Em geral, estas estruturas têm um gás bidimensional de elétrons nas imediações dos QDs; e nossa intenção é determinar as características dos portadores deste gás (ocupações das sub-bandas e suas respectivas mobilidades) com o intuito de otimizar o desempenho destes dispositivos. A primeira demonstração que os QDs são eficientes detectores de radiação infravermelha foi reportada em novembro de 1998 por S. J. Xu e colaboradores[1], A partir desta data, estruturas com diferentes arquiteturas têm sido propostas para a confecção destes fotodetectores e suas potencialidades estão sendo testadas. Este também é o nosso intuito. [1] Characteristics of InGaAs quantum dot infrared photodetectors, S. J. Xu, S. J. Chua, T. Mei, X. C. Wang, X. H. Zhang, X. G. Xie, Appl. Phys. Lett. 73, 3153 (1998). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAGNOSSIN, Ivan Ramos. Pontos-quânticos: fotodetectores, localização-fraca e estados de borda contra-rotativos. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.