Busca avançada
Ano de início
Entree

Anestesia venosa total alvo-controlada com tiopental e remifentanil: estudo em cães

Processo: 03/13997-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Flavio Massone
Beneficiário:Suzane Lilian Beier
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Tiopental   Anestesia

Resumo

A administração de agentes anestésicos intravenosos por infusão contínua minimiza flutuações na concentração plasmática dos mesmos, diminuindo o risco de sobredoses ou subdoses e proporcionando maior estabilidade cardiovascular. A anestesia venosa total (AVT) é por definição uma técnica que envolve a indução e a manutenção anestésicas somente com fármacos venosos. Em função disto há necessidade de se determinar as doses requeridas para atingir o efeito desejado, seja ele no sítio efetor ou na concentração plasmática, proporcionado uma redução nas doses requeridas bem como uma diminuição dos efeitos indesejáveis. Através do monitor microprocessado de profundidade de anestesia, (BIS) pode-se avaliar a profundidade de anestesia, correlacionando com a concentração anestésica plasmática. Na literatura não há trabalhos correlacionando a farmacocinética e farmacodinâmica do tiopental por infusão contínua alvo controlada em medicina veterinária, esta é uma técnica de última geração em infusão contínua, pouco utilizada mesmo em medicina humana. Este projeto visa, portanto, resgatar um fármaco que vem sendo substituído com o passar dos tempos, e, se usado da forma adequada segundo a técnica acima descrita tem muito a contribuir a medicina veterinária e humana, é que se baseia em hipótese esta pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEIER, SUZANE L.; DE ARAUJO AGUIAR, ANTONIO J.; VIANNA, PEDRO T. G.; MATTOSO, CLIUDIO R. S.; MASSONE, FLAVIO. Effect of remifentanil on requirements for propofol administered by use of a target-controlled infusion system for maintaining anesthesia in dogs. AMERICAN JOURNAL OF VETERINARY RESEARCH, v. 70, n. 6, p. 703-709, JUN 2009. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BEIER, Suzane Lilian. Infusão alvo-controlada com propofol e remifentanil : estudo experimental em cães. 2007. 141 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.