Busca avançada
Ano de início
Entree

Câncer infantil e resiliência: investigação fenomenológica dos fatores de proteção na díade mãe-criança

Processo: 03/11951-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Elizabeth Ranier Martins Do Valle
Beneficiário:Shirley Santos Teles
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Câncer infantil   Fenomenologia (psicologia)   Relações mãe-filho   Resiliência psicológica   Crianças

Resumo

Ser acometido por uma doença grave na infância atinge diretamente a integridade psicológica dos pequenos pacientes, tornando-os fragilizados e vulneráveis. Nesse sentido, pode-se caracterizar a doença como fator de risco ao qual a criança é submetida. Sendo assim, a criança poderá utilizar-se dos fatores de proteção a fim de propiciar um melhor enfrentamento da situação. Porém, nem todas as crianças conseguem utilizar-se de tal recurso. Assim, o presente projeto tem como objetivo identificar os fatores de proteção e como as crianças se utilizam destes durante a situação de tratamento, a partir da análise da díade mãe-criança. O método a ser utilizado terá como referencial a abordagem fenomenológica - existencial. Será realizada uma entrevista aberta com a mãe e atividades lúdicas livres com as crianças. Os resultados serão analisados em dois momentos: no primeiro momento, serão analisados os resultados que emergirem de cada entrevista com a mãe e serão aproximados/confrontados com os resultados obtidos na análise do(s) encontro(s) com o filho correspondente; no segundo momento, os resultados que emergiram das díades poderão ser aproximados/confrontados, no sentido de obter alguns elementos comuns ou divergentes de modo a propiciar uma compreensão da situação investigada. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TELES, Shirley Santos. "Câncer infantil e resiliência: investigação fenomenológica dos mecanismos de proteção na díade mãe-criança".. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.