Busca avançada
Ano de início
Entree

Formações em contraste: Walt Whitman e a nova poesia da América

Processo: 03/10179-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Jorge Mattos Brito de Almeida
Beneficiário:Bruno Gambarotto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da América   Literatura norte-americana

Resumo

Este projeto visa à análise interpretativa do livro "Leaves of Grass", de Walt Whitman, tomando como base não apenas a bibliografia crítica norte-americana, mas também a tradição crítica e teórica brasileira, representada pelos estudos de Antonio Cândido, de modo a refletir sobre os contrastes entre dois diferentes processos de formação literária, em países situados em uma posição periférica em relação ao centro dominante de cultura literária e filosófica, a Europa. Essa perspectiva comparatista nos permite observar a cristalização literária de formas sociais específicas de um país que estabeleceu com o Velho Mundo vínculos distintos do brasileiro, mas que compartilha alguns problemas fundamentais para a constituição de sua literatura nacional: o caráter empenhado da elite literária; a busca de novas formas; a representação e afirmação, na lírica, do indivíduo e da natureza do país; o problema da escravidão e a relação ambígua com os movimentos literários europeus. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAMBAROTTO, Bruno. Walt Whitman e a formação da poesia norte-americana (1855-1867). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.