Busca avançada
Ano de início
Entree

A dinâmica da argumentação em schumpeter: um ensaio de análise retórica

Processo: 03/10355-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Pesquisador responsável:Ana Maria Afonso Ferreira Bianchi
Beneficiário:Rejane de Fátima Araújo
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Auditórios   Contexto   Retórica

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é utilizar o instrumental de análise retórica para comparar a argumentação de "Teoria do Desenvolvimento Econômico" (TDE) e "Capitalismo, Socialismo e Democracia" (CSD), de J. A. Schumpeter. As obras foram escritas em períodos, contextos e para auditórios diferentes: de acordo com a divisão proposta por Swedberg(1991), elas correspondem respectivamente ao conjunto de obras do período 'europeu'(inicio sec. XX a 1932) e 'americano' (1932 a 1950) que apresentaram diversas peculiaridades. Ao mesmo tempo, segundo este autor, as obras de Schumpeter estão unidas enquanto partes de um projeto maior associado à idéia 'Sozialökonomik' weberiana: uma concepção ampla de análise econômica que articulava complexamente "teoria econômica", "história econômica", "sociologia econômica". Enquanto a TDE esteve orientada primordialmente à teoria econômica, a obra CSD se dirigiu também às outras partes da Sozialökonomik. Pretendemos avaliar como a construção dos argumentos das obras se relacionou com estes diferentes fatores e os recursos de persuasão articulados para cada auditório. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Rejane de Fátima. A dinâmica da argumentação em Schumpeter: um ensaio de análise retórica. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.