Busca avançada
Ano de início
Entree

Função de sensibilidade ao contraste visual medida por potenciais visuais evocados de varredura em crianças nascidas a termo de prematuras

Processo: 03/10342-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:André Gustavo Fernandes de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/12733-8 - Perdas sensoriais causadas pela intoxicação mercurial: estudos psicofísicos e neurofisiológicos em pacientes e em modelos animais, AP.TEM
Assunto(s):Potencial evocado visual

Resumo

A relação entre acuidade visual e contraste permite uma compreensão detalhada da nossa percepção visual. É possível determinar a sensibilidade do sistema visual a contrastes em função da freqüência espacial de diferentes grades. Acompanhando déficits em outras funções sensoriais, neurológicas e psiquícas, presentes em recém-nascidos pré-termo podem existir prejuízos na sensibilidade a contrastes espaciais de luminância. O exame de Potencial Visual Evocado, que permite o diagnóstico e o acompanhamento de possíveis problemas nas vias visuais é útil nesses pacientes por não envolver respostas verbais ou motoras. Para a obtenção rápida de limiares de contraste de luminância, foi desenvolvido o método de potenciais visuais evocados de varredura (PVEVs). Com um programa que interpola os dados de amplitude de resposta para cada nível de contraste e calcula o limiar de contraste, este método permite uma avaliação rápida, necessitando menor cooperação do que qualquer outro teste de visão. O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento da sensibilidade ao contraste espacial de luminância em pacientes nascidos prematuros, comparando a resposta obtida com um grupo nascido a termo, e determinando também se existem influências etiológicas nos resultados desses prematuros, durante os primeiros dois anos de vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, M. F.; SOUZA, J. M. DE; VENTURA, D. F.; OLIVEIRA, A. G. F. DE. Contrast sensitivity threshold measured by sweep-visual evoked potential in term and preterm infants at 3 and 10 months of age. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 37, n. 9, p. 1389-1396, Sept. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.