Busca avançada
Ano de início
Entree

Geotecnologias como instrumentos para o apoio a vigilancia epidemiologica em base territorial: analise dos padroes espaciais da raiva em herbivoros domesticos no estado de sao paulo - 1992-2003.

Processo: 03/12319-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio Miguel Vieira Monteiro
Beneficiário:Murilo Novaes Gomes
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Desmodus rotundus   Vigilância epidemiológica   Análise espacial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Espacial | Desmodus Rotundus | Raiva Dos Herbivoros | Sensoriamento Remoto | Vigilancia Epidemiologica

Resumo

Economicamente, o morcego hematófago Desmodus rotundus, além de problemas para a saúde pública, traz grandes prejuízos para a pecuária paulista em conseqüência da espoliação sanguínea e transmissão da raiva aos herbívoros domésticos. Vários métodos para o controle da raiva em herbívoros já vêm sendo aplicados, como o controle da população de morcegos hematófagos e vacinação de rebanhos em massa, porém, os Sistemas de Informações Geográficas ainda não foram utilizados e podem ser muito úteis no controle desta enfermidade. O objetivo deste projeto é propor uma metodologia de monitoramento e controle da raiva 'em herbívoros domésticos no estado de São Paulo. Para isto, será realizado um estudo por espaço-temporal por geoprocessamento da dinâmica da raiva no período de 1992 a 2003, considerando a dispersão espacial da enfermidade, sua relação com a população do D. rotundus e com os fatores sócio-econômicos resultantes das mudanças ambientais introduzidas pela apropriação econômica do espaço geográfico. A partir do entendimento da dinâmica da raiva dos herbívoros domésticos no estado de São Paulo e da análise das variáveis relacionadas à enfermidade, será proposto um sistema de classificação de áreas sentinelas para o Estado de São Paulo com o intuito de facilitar a vigilância espacial e controle da raiva em herbívoros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M.N. GOMES; A.M.V. MONTEIRO; M.I.S. ESCADA. Raiva bovina segundo os mosaicos de uso e cobertura da terra no estado de São Paulo entre 1992 e 2003. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 63, n. 2, p. 287-295, . (03/12319-0)
MURILO N. GOMES; ANTONIO M.V. MONTEIRO; VLADIMIR S. NOGUEIRA FILHO; CELSO A. GONÇALVES. Áreas propícias para o ataque de morcegos hematófagos Desmodus rotundus em bovinos na região de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 27, n. 7, p. 307-313, . (03/12319-0)
M.N. GOMES; A.M.V. MONTEIRO. Raiva bovina no estado de São Paulo e sua distribuição espacial entre 1992 e 2003. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 63, n. 2, p. 279-286, . (03/12319-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.