Bolsa 03/12259-7 - Estética (filosofia), Filosofia da educação - BV FAPESP
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A Filosofia para crianças e a literatura infantil de Monteiro Lobato: possibilidades de um encontro

Processo: 03/12259-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Pedro Angelo Pagni
Beneficiário:Luciana Aparecida Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Estética (filosofia)   Filosofia da educação   Pragmatismo   Literatura infantojuvenil   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estetica | Experiencia | Filosofia Da Educacao | Filosofia Para Crianca | Literatura Infantil | Pragmatismo

Resumo

Esta pesquisa discute as possibilidades da literatura infantil de Monteiro Lobato contribuir para despertar o gosto de filosofar e produzir uma experiência com o pensar entre as crianças e os jovens em processo de escolarização. Para tanto, reconstitui histórica e racionalmente as configurações que as práticas do filosofar na infância assumiram, teoricamente, no Brasil, enfocando-a em dois momento: nos anos 1930, quando foi compreendida como parte de uma pedagogia e de uma filosofia da educação por Anísio Teixeira e, nos últimos anos, quando se tornou objeto de uma disciplina no currículo escolar ou de programa de Filosofia para Crianças, nos termos desenvolvidos por Mathews Lipman. Discute as interfaces que a literatura infantil de Monteiro Lobato estabeleceu com a filosofia da educação de Anísio Teixeira e as possibilidades de servir como um recurso didático e uma alternativa pedagógica ao programa de Filosofia para Crianças. E, ainda, desenvolve um estudo comparativo entre as estórias narradas pela literatura infantil de Lobato e as "novelas filosóficas" escritas por Lipman, focalizando os problemas e os conteúdos que abordam, avaliando o estilo que envolvem e a sua potencial capacidade de afetar as crianças e os jovens, despertando o gosto de filosofar e instigando-os a desenvolver a experiência com o pensar o mundo em que vivem e a si mesmos. Desse modo, procura apresentar uma alternativa ao referido programa, os seus limites e possibilidades atuais. (AU)

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