Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da genética e das práticas de manejo sobre a ocorrência de carne PSE em frangos de corte

Processo: 03/12466-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Ariel Antonio Mendes
Beneficiário:Sabrina Endo Takahashi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da carne   Manejo   Frangos de corte

Resumo

Esta condição de carne PSE (pale, soft e exudative) vem tomando importância recentemente na industrialização de carne de frangos, porém os estudos nesta área são escassos e poucos trabalhos elucidam o assunto que merece uma maior atenção devido ao aumento da comercialização na forma de industrializados. Assim, o objetivo geral deste trabalho será determinar os efeitos dos fatores da genética, da produção e do manejo pré e pós abate sobre as características de qualidade na carne do peito e a ocorrência de carne PSE em frangos de corte. Serão realizados cinco experimentos de campo para avaliar a ocorrência da carne PSE e as características de qualidade da carne devido a fatores de produção, manejo pré e pós abate, onde serão avaliadas os seguintes fatores: efeito das diferentes linhagens comerciais, criação de frangos em diferentes densidades populacionais, criação de frangos em diferentes temperaturas ambientais, distâncias de transporte, uso do atordoamento elétrico e tipo de desossa. As características de qualidade a serem avaliadas incluem: medida de pH, avaliação da cor, acompanhamento da glicólise, desnaturação protéica, perda de exsudado, capacidade de retenção e absorção de água, perdas por cozimento e avaliação da textura. Este presente projeto faz parte da linha de pesquisa em desenvolvimento no Setor de Avicultura da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu a qual está sendo financiada pela FAPESP conforme Processo nº 2003/00091-4. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SABRINA ENDO TAKAHASHI. Ocorrência de carne pálida e características de qualidade de carne de frangos de corte. 2007. 86 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.