Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise microrradiográfica dos efeitos do Laser de CO2 pulsado, associado a bochecho e dentrifricio fluoretados: estudo in vitro

Processo: 03/10713-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Marines Nobre dos Santos Uchôa
Beneficiário:Carolina Steiner Oliveira Alarcon
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Microrradiografia

Resumo

Este trabalho terá como objetivo avaliar in vitro o efeito do laser de CO2 sobre a inibição da cárie dental no esmalte decíduo, bem como verificar se sua associação ao flúor na forma de dentifrício (contendo 1100 ppmF) e/ou na forma de bochecho (solução de 0,05% de NaF) potencializa seu efeito. Para tanto, serão utilizados 90 dentes decíduos, extraídos por motivos que não os desta pesquisa, os quais serão aleatoriamente divididos em 9 grupos de 10 blocos cada. Os blocos de esmalte serão cobertos com verniz ácido-resistente, deixando-se uma janela exposta de 2,25 mm2. Serão produzidas lesões de cárie subsuperficiais em todos os blocos. Os blocos dos grupos V, VII, VIII e IX serão irradiados com laser de CO2 pulsado com comprimento de onda 9,6 mm. Antes do início da ciclagem de pH, os blocos dos grupos III, VI, VII e IX serão expostos ao dentifrício fluoretado. A seguir, os blocos dos grupos IV, VI, VIII e IX serão expostos ao bochecho fluoretado. Os blocos dos grupos II a IX serão então, submetidos à ciclagem de pH. Os blocos dos grupos III, VI, VII e IX, são expostos novamente ao dentifrício fluoretado após o desafio cariogênico. Concluída a ciclagem, os blocos dentais serão seccionados para obtenção das amostras, de 100 mm, sendo estas analisadas por microscopia de luz polarizada e micrarradiografia quantitativa transversal, para se determinar a quantidade de mineral perdido. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente pela análise da variância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEINER-OLIVEIRA‚ C.; KA RODRIGUES‚ L.; ES SOARES‚ L.; A. MARTIN‚ A.; M. ZEZELL‚ D.; NOBRE-DOS-SANTOS‚ M. Chemical‚ morphological and thermal effects of 10.6-µm CO 2 laser on the inhibition of enamel demineralization. DENTAL MATERIALS JOURNAL, v. 25, n. 3, p. 455-462, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.