Busca avançada
Ano de início
Entree

Laser de neodimio bombeado por diodo laser para aplicacoes industriais de ponta.

Processo: 03/10164-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Niklaus Ursus Wetter
Beneficiário:Fabiola de Almeida Camargo
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto é uma continuação do projeto FAPESP 95/9503-5 intitulado "Lasers de Estado Sólido Bombeados Longitudinalmente por Diodo Laser de Alta Potência", aprovado em 1996 e concluído com êxito em 2001. O atual projeto visa a construção de um laser de Nd:YVO inédito, chaveado e dobrado em freqüência, para aplicações industriais de ponta. O objetivo é atingir até 35 % de eficiência de conversão óptica - óptica (do bombeamento em 808 nm para a emissão em 1064 nm), qualidade de feixe de M2 ~ 1,2 e eficiência de 50 % na conversão para o verde (532 nm), resultando em 50 Watt no modo fundamental e 25 Watt no verde. A inovação reside no ressonador laser do arranjo óptico que utilizará uma nova tecnologia de bombeamento. O arranjo está em forma de oscilador laser mestre acoplado a um amplificador de potência sendo, portanto, altamente eficiente e gerando as intensidades necessárias para novas aplicações industriais à laser. Caso que o projeto seja executado em um período menor que dois anos, será feito um pedido de um aditivo financeiro para comprar um cristal não linear para fins de geração de 349 nm. O financiamento deste projeto é proveniente do projeto CNPq/PADCT3 - WISP-LIDAR, já aprovado, e de um projeto FAPESP (auxilio 02/05535-5) em julgamento. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Fabiola de Almeida. Laser de Nd:YVOsub(4) bombeado transversalmente em configuração com ângulo rasante interno. 2006. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.