Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificações problemáticas: quatro poetas e suas imagens da América

Processo: 03/10180-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Jorge Mattos Brito de Almeida
Beneficiário:Leandro Pasini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da América   História da literatura   Literatura e sociedade

Resumo

O projeto pretende estabelecer uma comparação teórica e crítica de como diferentes correntes da poesia latino- americana resolveram, na primeira metade do século XX, o problema de fundar uma lírica ao mesmo tempo moderna e nacional na periferia do Modernismo e do capitalismo. Esses problemas serão discutidos do ponto de vista da crítica imanente, desenvolvido pela tradição crítica brasileira atenta ao problema da formação das literaturas nacionais. Quatro poetas serão estudados, a partir do problema proposto: César Vallejo, do Peru; Aimé Césaire, das Antilhas Francesas; Jorge Luis Borges, da Argentina; e Carlos Drummond de Andrade, do Brasil. Além da análise de poemas escolhidos, também será discutido o lugar atribuído a cada um deles pelas histórias literárias dos países e regiões nos quais estão inseridos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASINI, Leandro. Identificações problemáticas: lírica e sociedade em quatro poetas latino-americanos. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.