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O processo de escolarização na FEBEM-SP: possibilidades e limites da educação escolar

Processo: 03/10753-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Helena Souza Patto
Beneficiário:Juliana Silva Lopes
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolarização

Resumo

Com vistas a reforçar o caráter educativo propagado pela FEBEM, desde a promulgação do ECA, em janeiro deste ano, a Fundação, passa a se vincular à Secretaria da Educação, tendo no processo de escolarização dos adolescentes atendidos a base de sua atuação. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo entender como se deu à inserção da escola pública na FEBEM e como se estabelece o processo de escolarização, tendo como foco os limites e possibilidades da educação escolar dentro de uma instituição de caráter prisional como a FEBEM. Para a coleta dos dados serão realizadas análises documentais com o intuito de levantar a realidade cotidiana da FEBEM, assim como a inserção da escola na instituição. Para investigarmos o processo de escolarização, nos dias de hoje, serão realizadas observações participantes em sala de aula, condução de grupos de discussão sobre o tema e entrevistas com o grupo de professores que lecionam dentro do Complexo de Internação, coordenadores pedagógicos e direção da escola. Os dados serão analisados segundo o método de análise de conteúdo elaborado por Bardin (1977). Acreditamos que essa pesquisa pode trazer contribuições para que sejam repensadas as políticas de atendimento aos jovens infratores, no que diz respeito à educação escolar, assim como elementos que possibilitem a reflexão sobre as condições necessárias aos processos de ensino-aprendizagem e a formação de professores. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Juliana Silva. A escola na FEBEM-SP: em busca ao significado. 2006. 149 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

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