Bolsa 03/12102-0 - Artrite experimental, Locos de características quantitativas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao dos loci reguladores da intensidade da resposta inflamatoria aguda envolvidos no desenvolvimento da artrite induzida pelo pristane em camundongos selecionados geneticamente...

Processo: 03/12102-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Marcelo de Franco
Beneficiário:Luciana Carla Oliva Marques Peters
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Artrite experimental   Locos de características quantitativas   Estudos de associação genética   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artrite Experimental | Genes Candidatos | Inflamacao | Qtl

Resumo

Linhagens de camundongos selecionadas geneticamente em nosso Laboratório para a máxima (AIRmax) ou mínima (AIRmin) resposta inflamatória aguda - Seleção de Inflamação (AIR) apresentam-se como um modelo experimental muito interessante para o estudo dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento de artrite experimental. Os animais AIRmax são extremamente sensíveis à indução de artrite induzida pelo pristane (PIA), enquanto os AIRmin mostraram-se mais resistentes. Baseado em um desequilíbrio de freqüência dos alelos do gene Nramp1 (gene pleiotrópico relacionado à ativação macrofágica) nestes animais, foram produzidas sublinhagens de camundongos homozigotas para os alelos de R e S deste gene: AIRmax Nramp1 RR; AIRmax Nramp1SS; AIRmin Nramp1RR e AIRmin Nramp1SS, estes animais foram obtidos através de cruzamentos assistidos por genotípagem. Foi demonstrada a participação dos alelos do gene Nramp1 no desenvolvimento de artrite induzida pelo pristane (PIA) modulando dos fenótipos de incidência e severidade. O objetivo do nosso trabalho é identificar loci de AIR envolvidos no desenvolvimento da artrite induzida peio pristane, com intuito de investigar suas participações na modulação dos mecanismos celulares envolvidos na resistência /susceptibilidade a PIA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PETERS, Luciana Carla Oliva Marques. Identificação dos loci reguladores da intensidade da resposta inflamatória aguda envolvidos no desenvolvimento da artrite induzida por pristane em camundongos selecionados geneticamente.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.