Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de patogenicidade e de possíveis propriedades vacinais de amostras brasileiras do vírus respiratório sincicial bovino

Processo: 04/00031-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Clarice Weis Arns
Beneficiário:Fernando Rosado Spilki
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Adjuvantes   Vacinas

Resumo

O vírus respiratório sincicial bovino (BRSV), é o agente causador de pneumonias em bezerros jovens. Ainda que o vírus tenha sido diagnosticado como agente causador de enfermidade respiratória em bovinos no Brasil e vacinas estejam disponíveis comercialmente, nada se sabe sobre a eficácia de tais vacinas em prevenir os prejuízos provocados pela infecção em nosso meio. A caracterização de isolados brasileiros de BRSV feita por nosso grupo aponta para diferenças entre os subgrupos das amostras aqui isoladas e aquele presente nas vacinas disponíveis. O presente projeto visa buscar a confecção de uma vacina obtida a partir de um isolado autóctone. Na primeira fase serão testados diferentes adjuvantes num modelo em camundongo; na segunda etapa a segurança e eficácia de tal imunógeno será testada e comparada às vacinas presentemente no mercado. Além disso, serão avaliadas a presença e quantidade de vírus nestes órgãos; serão avaliados ainda os níveis séricos de citocinas (IL-1, IL-4, IL-10, IFN-gamma) após o desafio, visando investigar seu papel na patogenia da infecção bem como utilizá-los como uma alternativa na mensuração da magnitude de proteção conferida pelas vacinas em teste. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SPILKI, Fernando Rosado. Analise filogenetica de isolados autoctones do virus respiratorio sincicial bovino (BRSV) e aprimoramento de um modelo experimental em camundongos. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.