Busca avançada
Ano de início
Entree

Mediadores e moléculas de adesão envolvidas na atividade inflamatória da lectina MNCF

Processo: 03/12252-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunoquímica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Roque Antunes Barreira
Beneficiário:Karina Alves de Toledo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/09333-2 - Reconhecimento de carboidratos: papéis desempenhados na relação parasita-hospedeiro, AP.TEM
Assunto(s):Moléculas de adesão celular   Glucocorticoides   Inflamação

Resumo

O acúmulo de leucócitos próprio da inflamação, provocada por uma ampla gama de ativadores conhecidos, é um fenômeno complexo e coordenado, inibido por glicocorticóides. Inibição decorrente efeitos reguladores negativos (síntese e/ou liberação de moléculas pró-inflamatórias e de adesão) e positivos (anexina-1, proteína anti-inflamatória). Esta parece desprender leucócitos aderidos ao endotélio, na inflamação evitando sua transmigração para o compartimento extravascular. Dentre os indutores de migração leucocitária, MNCF constitui-se numa exceção, por ter sua atividade inflamatória resistente ao efeito supressivo dos glicocorticóides. Porém esta resistência à ação dos glicocorticóides se mantém não esclarecida. Diante de indicações de que anexina-1 corresponda a molécula mediadora dos efeitos dos glicocorticóides sobre a resposta inflamatória, propomo-os a responder às seguintes perguntas (a) a migração de neutrófilos desencadeada por MNCF, resistente a glicocorticóides, é também resistente à anexina-1 ?;(b) o repertório de moléculas de adesão envolvido na migração induzida por MNCF coincide com o da migração induzida por quimiocina?;(c) esses repertórios são semelhantemente sensíveis às glicocorticóides ou de anexina-1 ?;(d) a liberação de mediadores (LTB4) e enzimas (elastase) por neutrófilos ativados, afetada por glicocorticóides, é preservada quando MNCF é utilizado como estímulo? As etapas de trabalho a serem cumpridas são descritas no projeto apresentado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOLEDO, KARINA ALVES; PEREIRA, FERNANDO LOURENCO; MAMBOLE, AGNES; LESAVRE, PHILIPPE; ROQUE-BARREIRA, MARIA CRISTINA; HALBWACHS-MECARELLI, LISE. The macrophage-derived neutrophil chemotactic factor, MNCF: A lectin with TNF-alpha-like activities on neutrophils. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 376, n. 4, p. 764-769, NOV 28 2008. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.