Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de amido e sacarose no biofilme dental formado in situ sobre dentina radicular e no desenvolvimento de carie.

Processo: 04/00688-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Cury
Beneficiário:Carolina Patrícia Aires
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sacarose   Cárie dentária   Amido   Polissacarídeos

Resumo

Sacarose é o mais Carlogênico dos carboidratos, mas há evidência que sua Carlogenicidade aumenta na presença de amido, o qual por si só é considerado ser de baixa Carlogenicidade. Este aumento tem sido atribuído ao fato que estudo in vitro mostrou que além de haver aumento da síntese de polissacarídeo insolúvel (PI) na presença de amido+sacarose em relação à sacarose, o PI formado aumenta a aderência bacteriana à superfície de hidroxiapatita. Isto seria atribuído aos hidrolisados de amido, que funcionariam como núcleo de crescimento de um "novo" polissacarídeo, o qual aumentaria a Carlogenicidade do biofilme dental formado. Entretanto, não é conhecido se isto ocorreria in vivo, o que deveria ser avaliado pelo menos in situ. Também não é conhecido, em biofilme formado in vivo, o efeito de sacarose, amido e combinação na expressão gênica das enzimas responsáveis pela sintes de PI. Em acréscimo, amido por si só seria mais Carlogênico para dentina que para o esmalte e cárie radicular é a preocupação atual. Desta forma, o objetivo deste estudo será estudar in situ a composição microbiológica, inorgânica, bioquímica, e a expressão gênica das glicosiltransferases do biofilme dental formado na presença de sacarose e amido, e sua relação com o desenvolvimento da cárie dental, O estudo contemplará, respectivamente, a experiência do laboratório de Bioquímica Oral da FOP- UNICAMP com estudos in situ e a da Universidade de Rochester com técnicas de Biologia Molecular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AIRES, C. P.; CURY, A. A. DEL BEL; TENUTA, L. M. A.; KLEIN, M. I.; KOO, H.; DUARTE, S.; CURY, J. A. Effect of Starch and Sucrose on Dental Biofilm Formation and on Root Dentine Demineralization. Caries Research, v. 42, n. 5, p. 380-386, 2008. Citações Web of Science: 75.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.