Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da articulação temporomandibular (ATM) com reconstrução multiplanar de imagens por ressonância magnética em pacientes com e sem cefaleia secundária a desordem temporomandibular

Processo: 04/02090-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Fernando Cendes
Beneficiário:André Luiz Ferreira Costa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cefaleia   Ressonância magnética

Resumo

O presente estudo terá como objetivo verificar o uso da reconstrução multiplanar da articulação temporomandibular (ATM) de imagens geradas por exame de ressonância magnética (RM) de indivíduos com desordem temporomandibular. Para tanto, um grupo de pacientes e um grupo controle serão selecionados. Os dois grupos serão submetidos ao exame de ressonância magnética da ATM e as imagens digitalizadas para reconstrução em 3 dimensões e reformatação multiplanar para avaliar estruturas anatômicas e diferentes possibilidades quanto à posição dos componentes da articulação. Os dois grupos serão comparados quanto alterações estruturais e funcionais da ATM, correlacionando à prevalência de cefaléia secundária à desordem temporomandibular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, ANDRE L. F.; YASUDA, CLARISSA LIN; APPENZELLER, SIMONE; LOPES, SERGIO L. P. C.; CENDES, FERNANDO. Comparison of conventional MRI and 3D reconstruction model for evaluation of temporomandibular joint. SURGICAL AND RADIOLOGIC ANATOMY, v. 30, n. 8, p. 663-667, NOV 2008. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, André Luiz Ferreira. Avaliação da articulação temporomandibular (ATM) com reconstrução multiplanar de imagens por ressonancia magnetica em pacientes com e sem cefaleia associada a desordem temporomandibular. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.