Busca avançada
Ano de início
Entree

Mercúrio em solos de mangue na Baixada Santista, São Paulo

Processo: 04/03617-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Pablo Vidal Torrado
Beneficiário:Mara Lucia Jacinto Oliveira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Geoquímica dos solos   Mercúrio (elemento químico)   Metais pesados

Resumo

Devido à concentração de pólos petroquímicos, e ao lançamento desordenado de esgotos industriais, urbanos e portuários em lagoas, estuários e baías, o litoral do Estado de São Paulo apresenta áreas ambientalmente degradadas. Alguns impactos, de acordo com as características dos poluentes, podem resultar em desequilíbrios ecológicos irreversíveis. O metal pesado mercúrio (Hg), cuja forma metálica foi encontrada em concentrações acima do limite estabelecido pela CETESB, em pontos do sedimento dos rios Cubatão e Mogi, na Baixada Santista, constitui-se num risco duplo para os manguezais, devido à poluição destes ambientes com o metal e entrada do mesmo na cadeia alimentar através do processo de metilação. O presente trabalho constitui parte complementar do projeto FAPESP processo no 01/02976-8 "Pedologia e impacto antrópico sobre a qualidade dos solos em áreas de mangue no Estado de São Paulo", e será conduzido no Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ/USP, Piracicaba - SP, com os seguintes objetivos: (1) Conhecer os conteúdos totais de Hg em solos de mangue; (2) Determinar a sua associação geoquímica com as fases ligantes - Hg-elementar, Hg-trocável, Hg ligado a oxi-hidróxidos, Hg-orgânico, Hg-residual - por meio da extração sequencial; (3) Identificar áreas altamente poluídas (áreas denominadas internacionalmente como "hot spots") e relacioná-las com as atividades que se desenvolvem em cada zona de estudo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARA LUCIA JACINTO OLIVEIRA. Comportamento geoquímico do mercúrio (Hg) em solos de manguezais do estado de São Paulo. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.