Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia molecular de genes envolvidos no metabolismo do hormônio juvenil em Apis mellifera

Processo: 04/00732-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Zilá Luz Paulino Simões
Beneficiário:Aline Mackert dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/00719-6 - Abelhas africanizadas: análise integrada do processo de africanização de Apis mellifera com foco sobre determinantes da fertilidade de zangões, rainhas e operárias, AP.TEM
Assunto(s):Apis mellifica   Desenvolvimento   Hormônio juvenil em insetos   Corpora Allata

Resumo

Os hormônios juvenis (HJ) regulam o desenvolvimento e a reprodução. Uma combinação entre a diminuição de síntese e degradação retira de circulação o HJ em momentos precisos, associada ao aumento dos níveis de ecdisteróides, permite que o desenvolvimento ocorra normalmente. Além de seu papel na metamorfose, o HJ em abelhas, está envolvido no processo de diferenciação de castas, através de uma modulação específica. As enzimas da via metabólica do HJ conhecidas, até o momento, são a esterase do HJ (EHJ) e a epoxide hidrolase do HJ (EHHJ). O gene da EHJ mostrou estar relacionado à degradação dos níveis de HJ em Apis mellifera. Alguns autores descrevem um papel essencial da EHHJ no controle de HJ em outros insetos. Em relação a via de síntese, foi isolado em Apis mellifera o gene da metil transferase do ácido farnesóico (FAMET). Neste projeto propomos analisar a expressão dos genes da EHHJ e FAMET no desenvolvimento das castas e sexos; bem como alterar a modulação hormonal através da aplicação de hormônios exógenos e inibição da tradução dos mensageiros (RNAi); detectar genes diferencialmente expressos em corpora allata e corpo gorduroso, em períodos de maior e menor produção do HJ por experimentos de biblioteca subtrativa e com isto construir um modelo explicativo para o desenvolvimento das castas em abelhas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENCO, ANETE PEDRO; MARTINS, JULIANA RAMOS; SILVA TORRES, FERNANDA ANDRADE; MACKERT, ALINE; AGUIAR, LUIZ ROBERTO; HARTFELDER, KLAUS; GENTILE BITONDI, MARCIA MARIA; PAULINO SIMOES, ZILA LUZ. Immunosenescence in honey bees (Apis mellifera L.) is caused by intrinsic senescence and behavioral physiology. Experimental Gerontology, v. 119, p. 174-183, MAY 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.