Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações de linguagem em famílias com síndrome perisylvana

Processo: 04/01635-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marilisa Mantovani Guerreiro
Beneficiário:Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/03247-5 - Síndrome Perisylviana, AP.TEM
Assunto(s):Epilepsia

Resumo

Distúrbio Específico do Desenvolvimento da Linguagem (DEDL) refere-se à aquisição inadequada da linguagem em crianças que não tenham outras alterações do desenvolvimento. O quadro de manifestações lingüísticas de crianças com DEDL pode ser freqüentemente correlacionado com a presença de polimicrogiria em exames de neuroimagem. Suspeitando que outros membros da família também apresentem quadro de linguagem semelhante ao do indivíduo afetado, sentiu-se a necessidade de investigar as famílias das crianças que possuem um quadro de DEDL associado a polimicrogiria. Assim, através desse estudo pretende-se caracterizar as manifestações lingüísticas em membros (crianças e adultos) de famílias com Síndrome Perisylviana e correlacionar as manifestações lingüísticas e os exames de neuroimagem dos referidos membros. Para isso, serão selecionadas 6 famílias com história familiar de alterações no desenvolvimento da linguagem e com exames de neuroimagem evidenciando polimicrogiria na região sylviana. Os participantes serão submetidos à avaliação neurológica, psicológica e fonoaudiológica (audiológica e específica de linguagem). Espera-se encontrar como resultados, uma coerente correlação entre a extensão e a localização do córtex polimicrogírico com as manifestações clínicas decorrentes, as quais incluem desde quadros encefalopáticos graves e epilepsia refratária, até indivíduos normais ou que apresentem apenas distúrbios específicos do desenvolvimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA‚ E.P.M.; HAGE‚ S.R.V.; GUIMARÃES‚ C.A.; BRANDÃO-ALMEIDA‚ I.; LOPES-CENDES‚ I.; GUERREIRO‚ C.A.; TEIXEIRA‚ K.C.S.; MONTENEGRO‚ M.A.; CENDES‚ F.; GUERREIRO‚ M.M. Characterization of language and reading skills in familial polymicrogyria. BRAIN & DEVELOPMENT, v. 30, n. 4, p. 254-260, 2008.
OLIVEIRA, ECILA PAULA MESQUITA DE; GUERREIRO, MARILISA MANTOVANI; GUIMARÃES, CATARINA ABRAÃO; BRANDÃO-ALMEIDA, IARA LÊDA; MONTENEGRO, MARIA AUGUSTA; CENDES, FERNANDO; HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS. Caracterização das manifestações linguísticas de uma família com Síndrome Perisylviana. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 17, n. 3, p. 393-402, set.-dez. 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ecila Paula dos Mesquita de. Alterações de linguagem em familias com sindome perisylviaia. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.