Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação molecular da expressão atrial-especifica do gene SMyHC3

Processo: 03/06555-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:José Xavier Neto
Beneficiário:Allysson Coelho Sampaio
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/00009-0 - Estudo integrado da hipertensão arterial: caracterização molecular e funcional do sistema cardiovascular, AP.TEM

Resumo

O transgene SMyHC3-HAP é um marcador ativado durantes as fases mais precoces do desenvolvimento atrial, permanecendo ativo nesse tecido até a vida adulta. Utilizando uma abordagem de mutagênese em animais transgênicos nós determinamos que os elementos controladores da expressão atrial específica estão em uma seqüência complexa de 72 bp contendo elementos de resposta a receptores nucleares (ECRRN). Em estudos prévios determinamos que a porção proximal do ECRRN contém um elemento regulatório inibidor da expressão ventricular e um elemento estimulador da expressão atrial, e que o elemento de resposta do ECRRN proximal tem o potencial de atuar como sítio de ligação para receptores de ácido retinóico (RARE) e de vitamina D (VDRE). Nesse projeto o objetivo é definir, os vários modos possíveis de funcionamento do ECRRN do promotor da SMyHC3, estabelecendo os nucleotídeos relevantes para as interações com receptores nucleares sintetizados in vitro e também com extratos nucleares. A caracterização do ECRRN proximal como um RARE e/ou VDRE vai ser fundamental para o estabelecimento de um modelo de simulação para a regulação do promotor atrial-específico da SMyHC3 que por sua vez nos abrirá a perspectiva de entender a nível molecular como a interação entre DNA e proteínas e entre proteínas estabelece as condições para que o promotor da SMyHC3 seja ativado apenas em células atriais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMÕES-COSTA, MARCOS S.; VASCONCELOS, MICHELLE; SAMPAIO, ALLYSSON C.; CRAVO, ROBERTA M.; LINHARES, VANIA L.; HOCHGREB, TATIANA; YAN, CHAO Y. I.; DAVIDSON, BRAD; XAVIER-NETO, JOSÉ. The evolutionary origin of cardiac chambers. Developmental Biology, v. 277, n. 1, p. 1-15, Jan. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.