Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade espacial de atributos físico-hídricos sobre o cultivo do feijão irrigado submetido a diferentes sistemas de preparo do solo

Processo: 04/01191-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Edson Eiji Matsura
Beneficiário:Márcio William Roque
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura de precisão   Irrigação agrícola   Plantio direto   Solos   Variabilidade espacial   Reflectometria no domínio do tempo (TDR)

Resumo

Com base nas técnicas da agricultura de precisão, o projeto visa o mapeamento da variabilidade espacial dos atributos físico-hídricos do solo versus a produtividade de uma cultura. A área experimental terá 8 talhões coletores com 20 x 30 metros, onde será cultivado o feijão como cultura de inverno. Os talhões serão manejados sobre o plantio convencional e direto irrigado e não irrigado. Cada talhão coletor terá uma malha amostral com 59 pontos. Para determinação dos atributos do solo serão retiradas amostras (deformadas e indeformadas) e feitas medições "in situ" da condutividade hidráulica, velocidade de infiltração básica, resistência a penetração através do permeâmetro de Guelph, "Infiltrômetro de Anel" e penetrômetro de impacto combinado com sensor de umidade por TDR. Os mapas dos atributos físico-hídricos do solo em cada sistema de manejo serão correlacionados com a produção da cultura, verificando-se o comportamento espacial e temporal desses atributos e suas correlações com a produtividade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROQUE, Márcio William. Variabilidade espacial de atributos fisico-hidricos do solo cultivado com feijão irrigado sumetido a diferentes sistemas de preparo. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agrícola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.