Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de RMN de alta resolução no estudo de ataxia, esclerose múltipla e lúpus

Processo: 03/00670-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Anita Jocelyne Marsaioli
Beneficiário:Isis Martins Figueiredo
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Esclerose múltipla   Lúpus eritematoso sistêmico

Resumo

O presente projeto tem como objetivo principal aplicar a ressonância magnética nuclear de alta resolução a problemas relacionados ã saúde humana focalizando o Lupus Eritematoso Sistêmico (LES), a Esclerose Múltipla (EM) e a ataxia ou doença de Machado - Joseph (DMJ). O LES e a EM serão estudados com a colaboração do Prof. Dr. Fernando Cendes, Departamento de neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e seus alunos de doutorado Simone Appenzeller, Heloísa Helena Ruocco e Carlos Otávio Brandão, já a Doença de Machado Joseph (DMJ) será estudada em colaboração com a Profa. Dra. Iscia Lopes Cendes, departamento de genética médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e sua doutoranda Daniela Medeiros de Castro. As técnicas a serem empregadas serão técnicas convencionais de RMN de 1H, 13C 31P de uma dimensão e duas dimensões associando a estas, as técnicas mais recentes de DECODES, HETDECODES, HR-DOSY, NOE pumping. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISIS MARTINS FIGUEIREDO; ANITA JOCELYNE MARSAIOLI. Mapeamento das interações proteína-ligante através de técnicas de RMN de ¹H utilizando detecção do ligante. Química Nova, v. 30, n. 7, p. -, 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEIREDO, Isis Martins. Tecnicas de RMN recentes aplicadas as interações proteina-ligante e a metabonomica. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.