Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade genética do óperon etx em Amostras de Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC): polimorfismo de nucleotídeos dos genes estruturais e produção da toxina LT

Processo: 04/02242-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luis Carlos de Souza Ferreira
Beneficiário:Juliana Falcao Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enterotoxinas   Escherichia coli enterotoxigênica   Diversidade genética

Resumo

Embora seja um importante fator de virulência expresso por linhagens de Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), a capacidade de produzir a toxina termo-lábil (LT) é observada tanto em linhagens isoladas de pacientes diarréicos como em indivíduos saudáveis. Uma possível explicação para os diferentes quadros clínicos apresentados por indivíduos infectados com ETEC seria a ocorrência de variantes da toxina LT que apresentem menor toxicidade ou linhagens que produzam quantidades reduzidas da toxina. Neste trabalho propomos o estudo da diversidade genética do operon etx, responsável pela síntese toxina LT, e a variabilidade na capacidade de produção da toxina em amostras de diferentes sorotipos isoladas de pacientes sintomáticos ou assintomáticos. O trabalho seguirá duas linhas principais de ação. Em primeiro lugar, será feito um estudo detalhado sobre a ocorrência de variantes naturais de LT por meio da determinação do polimorfismo genético, baseado na seqüência de nucleotídos dos cístrons A e B do óperon etx, responsáveis pela síntese das subunidades A e B da toxina LT. A segunda abordagem será calcada na determinação da variabilidade natural de amostras de ETEC isoladas de indivíduos sintomáticos ou assintomáticos para produzir e secretar a toxina LT. Tais informações devem contribuir para a compreensão da evolução molecular do óperon etx, seu papel na patogenicidade de ETEC e podem contribuir para o desenvolvimento de novas vacinas e adjuvantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, JULIANA FALCAO; LOURENCO, ROGERIO FERREIRA; MAEDA, DENICAR LINA NASCIMENTO FABRIS; DE JESUS CINTRA, MARIANA; NAKAO, NAOMI; MATHIAS-SANTOS, CAMILA; LUIZ, WILSON BARROS; DE SOUZA FERREIRA, LUIS CARLOS. Strain-specific transcriptional and posttranscriptional regulation of heat-labile toxin expression by enterotoxigenic Escherichia coli. Brazilian Journal of Microbiology, v. 51, n. 2 FEB 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.