Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise biocultural dos remanescentes ósseos humanos do Sambaqui Porto do Rio Vermelho 02 (SC-PRV-02)

Processo: 04/01253-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Mark Oliver Rohrig Hubbe
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/00670-7 - Origens e microevolução do homem na América: uma abordagem paleo-antropológica (II), AP.TEM
Assunto(s):Bioantropologia   Antropologia biológica

Resumo

O projeto proposto originalmente para o programa de Mestrado, consiste em uma ampla análise dos esqueletos exumados do sambaqui Porto do Rio Vermelho 02, com o objetivo de caracterizar, sob a ótica da antropologia biológica, o grupo humano que habitou aquele sítio. As análises podem, grosso modo, ser divididas em dois grupos distintos: análises de afinidades biológicas e análises de estilo e qualidade de vida biológica. O primeiro busca uma melhor compreensão dos processos microevolutivos que ocorreram ao longo da colonização da Ilha de Santa Catarina e do litoral sul-brasileiro como um todo. O segundo busca uma melhor compreensão dos hábitos e das adaptações do grupo sendo estudado. Devido aos resultados substanciais obtidos até o momento, bem como o potencial do projeto em revisar de forma significativa o conhecimento gerado pela antropologia física sobre os grupos construtores de sambaquis, o projeto apresenta potencial para ser transformado em uma Tese de Doutorado, conforme justificado na carta de encaminhamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HUBBE, MARK; NEVES, WALTER A.; HARVATI, KATERINA. Testing Evolutionary and Dispersion Scenarios for the Settlement of the New World. PLoS One, v. 5, n. 6, p. e11105, 2010. Citações Web of Science: 44.
NEVES, WALTER ALVES; GONZÁLEZ-JOSÉ, ROLANDO; KIPNIS, RENATO; ARAUJO, ASTOLFO G. M.; BLASIS, OLDEMAR; HUBBE, MARK OLIVER ROHRIG. Early holocene human skeletal remains from Cerca Grande, Lagoa Santa, Central Brazil, and the origins of the first americans. World Archaeology, v. 36, n. 4, p. 479-501, Dec. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.