Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos fisiopatológicos da infecção experimental por Trypanosoma vivax Ziemann, 1905 em ovinos (Ovis aries)

Processo: 04/00449-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Adjair Antônio do Nascimento
Beneficiário:Katyane de Sousa Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica   Ovinos   Trypanosoma vivax   Hematologia

Resumo

O objetivo da pesquisa será estudar os aspectos fisiopatológicos da infecção experimental por Trypanosoma vivax em ovinos, avaliando os sinais clínicos, parasitemia, a resposta imunehumoral, alterações hematológicas, anatomopatológicas e bioquímicas, incluindo o estudo do metabolismo da glicose e dos lipídios, além de realizar o estudo biométrico do agente etiológico para caracterização da cepa. Serão utilizados oito ovinos, sendo quatro animais controles e quatro infectados com uma cepa de T. vivax provenientes de Patos-PB. Aos 14 e sete dias antes da infecção, no 5º, 7º, 9º, 11º, 13º, 15º, 20º, 30º, 45º, 60º, 75º, 90º, 120º, 150º e 180º dias após a infecção, serão coletados 15 mL de sangue de cada animal, destinados aos exames hematológicos, sorológico e bioquímicos. Os animais serão pesados um dia antes da infecção e com intervalos de 30 dias até que se completem os 180 dias, quando serão sacrificados. Os animais infectados serão examinados diariamente quanto aos aspectos clínicos e parasitemia, além da realização da biometria do parasito. Para análise estatística será utilizado o delineamento inteiramente casualisado, em esquemas de parcelas subdivididas. Para as variáveis do hemograma, da bioquímica e do peso dos animais serão realizadas comparações das médias pelo teste de Tukey e para avaliação do efeito da parasitemia sobre temperatura, apetite e valores hematológicos e bioquímicos será utilizado o Coeficiente de Correlação de Pearson. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Katyane de Sousa. Alterações clínicas, hematológicas, bioquímicas e histopatológicas em ovinos infectados experimentalmente por Trypanosoma vivax (Ziemann, 1905). 2007. 127 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.