Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo molecular de genes relacionados com a neurodegeneração do sistema nervoso central na Doença de Alzheimer

Processo: 04/01478-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Emmanuel Dias-Neto
Beneficiário:Camila Teixeira Mendes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Doença de Alzheimer

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada por déficit cognitivos e alterações de personalidade, afetando 5-10% da população acima de 65 anos, sendo sua característica mais marcante a grande perda neuronal. Em indivíduos sadios esta perda fica limitada a 1% ao ano enquanto em portadores de DA este valor se eleva para 5% ao ano chegando a 15% em algumas regiões cerebrais. Neste projeto iremos utilizar diversos modelos de culturas neuronais primárias, de modo a avaliar a expressão de genes sabidamente relacionados com a DA, com neurodegeneração e outros genes de interesse, verificando alterações no seu padrão de expressão, quantitativo e qualitativo, após o tratamento das células em cultura com substâncias neuroprotetoras e neurodegenerativas. Os resultados obtidos devem permitir um avanço no conhecimento da DA, com impacto em prognóstico, diagnóstico precoce e. tratamento. Este projeto encontra-se vinculado a projeto temático aprovado em dezembro de 2003 (Metabolismo de fosfolípides em doenças neuropsiquiátricas - 02/13633-7) (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MURY, FABIO B.; DA SILVA, WEBER C.; BARBOSA, NADIA R.; MENDES, CAMILA T.; BONINI, JULIANA S.; SOUZA SARKIS, JORGE EDUARDO; CAMMAROTA, MARTIN; IZQUIERDO, IVAN; GATTAZ, WAGNER F.; DIAS-NETO, EMMANUEL. Lithium activates brain phospholipase A2 and improves memory in rats: implications for Alzheimer's disease. EUROPEAN ARCHIVES OF PSYCHIATRY AND CLINICAL NEUROSCIENCE, v. 266, n. 7, p. 607-618, OCT 2016. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Camila Teixeira. Lítio e expressão gênica: implicações para a doença de Alzheimer.. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.