Busca avançada
Ano de início
Entree

Reestruturacao produtiva e organizacao do trabalho no setor de autopecas da regiao de campinas (1990-2004).

Processo: 04/03645-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Ricardo Luiz Coltro Antunes
Beneficiário:Geraldo Augusto Pinto
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho   Indústrias   Reestruturação produtiva   Sindicalismo   Autopeças

Resumo

A pesquisa que propomos tem por finalidade contribuir para um aprofundamento dos estudos sobre a expansão da reestruturação produtiva no setor de autopeças da região de Campinas, a partir dos anos 90. Através de uma investigação bibliográfica, consultas a bancos de dados estatísticos e, principalmente, estudos de caso a serem realizados em duas empresas deste setor, situadas nesta região e ocupando posições distintas na cadeia de fornecimento à indústria automobilística, buscar-se-á compreender: a) quais inovações tecnológico-organizacionais, inerentes ao sistema toyotista, vêm sendo adotadas na esfera da produção direta das firmas aí presentes e como vêm sendo introduzidas, ou seja: se através de uma implementação "sistêmica" dos métodos e tecnologias flexíveis, ou se através da conjugação de elementos do sistema taylorista/fordista aos do sistema toyotista de organização do trabalho; b) como tais inovações têm afetado os trabalhadores, considerando-se desde as mudanças ocorridas nas atividades que desempenham nas empresas, passando pelas variações no montante de empregos, nos perfis de qualificação profissional e educacional exigidos, até as novas formas de organização e resistência política germinadas em meio ao avanço destes processos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Geraldo Augusto. A maquina automotiva em suas partes : um estudo das estrategias do capital nas autopeças em Campinas. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.